terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Proesc ll

O pró-reitor de Administração da Universidade da Região da Campanha, João Paulo Lunelli (foto), e o presidente da Fundação Attila Taborda, Derly João Siqueira da Silva, assinaram na manhã de ontem com prefeitos de 18 municípios da região da Campanha e Fronteira gaúcha o contrato que oficializa a segunda etapa do programa de Ensino Superior Comunitário – o Proesc 2. Por iniciativa do ex-prefeito de Bagé, Luiz Fernando Mainardi – um dos coordenadores políticos do projeto - o ato foi realizado na sede da Associação Municipalista Gaúcha em Porto Alegre, onde foram reunidos prefeitos e secretários dos municípios e o coordenador geral de apoio à manutenção escolar, transporte escolar e PDE do Mec, José Maria Rodrigues de Souza.

Representando o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Souza informou que o Mec vai financiar 28 veículos de transporte escolar para as prefeituras parceiras tendo como contrapartida o repasse de recursos para a aquisição de 230 vagas integrais de Ensino Superior para alunos carentes na Urcamp, num programa que ultrapassa os R$ 4,5 milhões.

Os alunos de cada município já poderão concorrer às vagas previstas, cujo critério de ingresso é igual ao do primeiro Proesc: ter renda até um salário mínimo per capta familiar e classificar-se mediante vestibular a ser realizado no dia 20 de fevereiro. O processo seletivo será realizado em todos os municípios com sede da Urcamp e as inscrições começam no dia 8 de fevereiro.

A segunda etapa do Programa de Ensino Superior Comunitário obedece às mesmas diretrizes do primeiro projeto: facilitar o acesso de estudantes carentes aos bancos universitários, além de promover o desenvolvimento e qualificação de mão-de-obra nos municípios da região de abrangência da Urcamp. A vantagem, de acordo com o pró-reitor da Urcamp, é a facilidade do financiamento dos veículos e a ampliação da frota de transporte escolar



Um pouco de história

*****************



Em sua primeira edição, o projeto possibilitou o investimento de R$ 15 milhões em recursos federais num programa de incentivo ao setor primário mediante compra de equipamentos para seis municípios da Campanha e Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul – com a participação do ministério. O investimento de contrapartida das seis prefeituras de cidades onde a Urcamp tem câmpus instalado foi revertido em compra de bolsas de estudo para estudantes de baixa renda comprovada. A principal diferença do Proesc 2 é que agora a iniciativa visa ampliar o leque de oportunidades também para as cidades da região onde não há sede da Universidade da Região da Campanha, mas existem estudantes e clientela interessada nos cursos da universidade.



Municípios contemplados

********************



O projeto confirma a participação dos municípios de Aceguá (16 bolsas correspondente a dois ônibus), Cacequi (sete bolsas um ônibus), Candiota (19 bolsas dois ônibus), Caçapava do Sul (26 bolsas e três ônibus), Hulha Negra (16 bolsas e dois ônibus), Lavras do Sul (sete bolsas e um ônibus), Manuel Viana (sete bolsas e um ônibus), Maçambará (14 bolsas e dois ônibus), Quaraí (sete bolsas e um ônibus), São Gabriel (nove bolsas e um ônibus), Sant’Ana do Livramento (10 bolsas e um ônibus), Alegrete (10 bolsas e um ônibus), Bagé (sete bolsas e um ônibus), Itaqui (16 bolsas e dois ônibus), Pinheiro Machado (nove bolsas e um ônibus), Santana da Boa Vista (nove bolsas e um ônibus), São Borja (25 bolsas e três ônibus) e São Sepé (16 bolsas e dois ônibus).



Segundo processo seletivo

**********************



A Universidade da Região da Campanha abre, de 8 a 18 de fevereiro, as inscrições para o processo seletivo dos candidatos às vagas do Proesc 2. A prova acontece no sábado, dia 20 de fevereiro. Simultaneamente, a Urcamp realiza o segundo processo seletivo de verão, cujas inscrições acontecem no mesmo período. O novo concurso oferecerá vagas que não foram preenchidas no primeiro processo e oportuniza a realização do vestibular para candidatos que na primeira fase não puderam comparecer. A prova acontece em todos os câmpus da instituição, às 14h. Maiores detalhes podem ser obtidos no site da universidade WWW.urcamp.tche.br

Nenhum comentário: