quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Tarso Genro sinaliza com uma vista simbólica

Ao ir pela primeira vez ao exterior o governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro em sua visita ao Uruguai, no último final de semana, reunindo-se com o presidente José Mujica e seus ministros, sinalizou simbòlicamente seu compromisso com a fronteira Rivera/Livramento.

Dentre os assuntos tratados destacaram-se a inclusão digital, sendo que os leptops disponibilizados pelo governo Uruguaio as estudantes tem apresentado resultados satisfatórios na área da educação. Outro assunto importante tratado na reunião foi e a negociação e a parceria de comercializar o arroz gaúcho e uruguaio para o Irã. Tarso demonstra capacidade de liderar o bloco econômico do MERCOSUL, estando a frente nas negociações econômicas de maior interesse aos produtores orizìcolas, e aos governos, fomentando novos mercados consumidores no oriente médio.

Também foi tema entre os mandatários a transformação do aeroporto de Rivera em terminal binacional, visando a copa do mundo 2014, Tarso confirmou que apoiará, porém deixou claro que este assunto deverá ser tratado pelo governo central da presidente Dilma.

O que chamou a atenção, em tem a meu ver um grande “significado simbólico”, foi quando do seu retorno a capital do Estado, Tarso tenha feito uma baldeação, uma troca de uma aeronave uruguaia para uma brasileira aqui em Rivera, pois sabemos que o governador ou outra autoridade pública, representante de governo faz suas viagens diretamente ao local desejado sem necessitar de traslados como è exigido de pessoas comuns como nós.

È evidente que a proposta de transformar o aeroporto internacional de Rivera em Binacional foi uma das mais relevantes para a nossa fronteira, já que Tarso tem um compromisso político com a integração concreta entre os povos brasileiros e uruguaios em especial com Rivera/Livramento e suas demandas sociais, como a saúde, geração de emprego e inclusão social.

O PSOL apesar de ser oposição ao governo Tarso em nível estadual apoiará as políticas que vierem a beneficiar a região da fronteira ao povo da metade sul e principalmente aos trabalhadores santanenses.

Por fim Tarso deixa claro em sua visita que está atento aos principais fatos sociais e que estará sempre dando uma atenção especial para nós que moramos, trabalhamos, vivemos no sul do Brasil e norte do Uruguai em Rivera/Livramento. Pois suas relações políticas somam-se as históricas e pessoais, portanto acredito muito que o governador cumpra com suas promessas feitas em beneficio da fronteira.



Rogério Benites 10/02/11.

Nenhum comentário: