domingo, 7 de novembro de 2010

Movimento Prò-Construção do Hospital Público




Foi lançado oficialmente o movimento prò-construçao do hospital pùblico em livramento  PSOL, PV e PCB deram o pontapè inicial na coleta de assinaturas, apòs articulaçao politica os tres partidos em comum acordo resolveram levantar esta bandeira e dar continuidade a seus projetos para a saùde pùblica tao debilitada em nossa cidade.

A proposta è de envolver todos os partidos politicos, instituiçoes, igrejas, universidades, escolas, se possivel de Rivera tambèm em uma grande mobilizaçao popular para que Livramento seja agraciado com o compromisso firmado do governador eleito Tarso Genro, em construir ou assumir 4 hospitais em nosso estado, tornado-os totalmente pùblicos.

O que vem ao encontro da luta històrica do PSOL santanense de termos um hospital totalmente SUS em nossa cidade atendendo  a todos com dignidade, acompanhem abaixo a justificativa, copiem o abaixo-assinado, e multipliquem a idèia.


JUSTIFICATIVA


O presente abaixo assinado justifica-se pela necessidade do povo da fronteira oeste, em especial os cidadãos de Sant’Ana do Livramento, Rosário do Sul, Dom Pedrito, Alegrete e Quarai, terem acesso a saúde pública e gratuita, buscando dar efetividade a um direito fundamental que é a saúde, conforme artigo 6˚ e 196, ambos da Constituição Federal, através de um hospital totalmente SUS.

Entre o final de 2009 e o começo de 2010, Sant’Ana do Livramento teve seu único hospital filantrópico que atende pelo SUS, com as portas fechadas durante longos cinco meses. A comunidade se mobilizou e o hospital foi reaberto, ainda com uma série de dificuldades e com enormes dívidas trabalhistas, tributárias e com fornecedores. A situação é caótica para uma grande parcela da população, pois não consegue internação e atendimento de qualidade. Os enfermos têm que buscar em outras cidades o tratamento para suas doenças, sendo que a grande maioria destes, percorrem 1000 Km para ir e retornar da capital do estado, o que dificulta sobremaneira a recuperação destes pacientes, seja pelo enorme desconforto e desgaste de uma longa viagem, seja por estarem distante de seus entes queridos. Soma-se a isso, a disposição de recursos, muitas vezes já escassos, de uma população já empobrecida.

Outra questão de relevância, é que Sant’Ana do Livramento não possui referência alguma na área da saúde, sendo que o único hospital que atende pelo SUS realiza procedimentos de baixa complexidade, não possuindo, sequer, uma Unidade de Tratamento Intensivo.

Outro fator que chama a atenção é o elevado número de pessoas vítimas de acidentes de trânsito, em parte justificado pelo grande número de veículos em circulação, o que resulta na necessidade de intervenção por especialistas nas áreas de traumatologia e cirurgia geral.

Um hospital público e de alta complexidade abrangerá em torno de 500 mil usuários entre as cidades de Sant’Ana do Livramento, Rosário do Sul, Dom Pedrito, Quarai, Alegrete, do lado brasileiro, Artigas, Tacuarembó, Melo, Vichadero e Minas de Corrales, do lado uruguaio, em respeito aos Tratados Internacionais, se houverem, mas, acima de tudo, à pessoa humana.

Esta idéia, a de um hospital totalmente público, foi semeada pelos partidos que ora fazem parte da vanguarda e estão mobilizados nesta luta. O PSOL Livramento, através de seus ex-candidatos Rogério Benites e Jaqueline Martins documentou como seus compromissos de campanha a luta por um hospital público, totalmente SUS; O PV, na pessoa de Claudio Milan, também ex-candidato na última eleição, propôs um hospital público binacional; o PCB de Oneider Vargas, seguindo a linha socialista, igualmente propôs um hospital totalmente público.

É este fator que aproxima estes partidos, o de dar uma solução definitiva para a nossa comunidade, servindo de instrumento de conscientização e mudança social.

“Entendemos que este é um momento ímpar, que não podemos deixar escapar mais esta oportunidade”.

Um dos compromissos assumidos pelo governador eleito, Senhor Tarso Genro, em seu “Manifesto da Saúde”, foi o de construir quatro hospitais regionais de média e alta complexidade com especialidades como traumatologia e cirurgia geral, aproveitando os recursos do governo federal e investindo nas estruturas já existentes que ainda não contam com estes serviços http://www.blogdotarso.com.br/manifesto-da-saude/

Nós do MOVIMENTO PLURIPARDIDÁRIO (PSOL, PV E PCB) NA LUTA PELA CONSTRUÇÃO DE UM HOSPITAL PÚBLICO EM SANT’ANA DO LIVRAMENTO estamos atentos e estamos convocando nossa população para a mobilização para esta conquista.

A construção do hospital público em Livramento pelo governo do estado em parceria com o governo federal, além de prestar atendimento à saúde com dignidade a população será um fato de desenvolvimento gerando emprego e renda, alavancando o desenvolvimento da região fronteira oeste ao qual é, sem dúvidas, a mais retraída economicamente em nosso estado.

Participe conosco. Não há vitória sem luta.

Assine por um hospital público em Sant’Ana do Livramento atendendo nossa cidade e região.

Nao podemos perder mais esta oportunidade, salvem esta imagem para depois imprimila e fazer parte deste movimento que è de todos os santanenses, apòs a coleta das assinaturas podem entram em contato com a coordenaçao do movimento atravès do email rogeriobenites@hotmail.com
ou fone 99665688, para fazer a entrega dos documentos.



Nenhum comentário: