rogbenites@gmail.com

quinta-feira, 18 de abril de 2013

SAMU ambulância estragada


Estive em Livramento dia 19 de março de 2013, fiquei sabendo que o serviço SAMU ( Serviço de Atendimento de Ambulância Móvel), estava há mais de uma semana paralisado, por causa que a ambulância estava "estragada". De imediato entrei com a denúncia no MP, pois trata de serviço essêncial a vida dos cidadãos santanenses. além é claro de exigir que o serviço retorne o mais breve possivel, tendo como objeitvo seu principal papel, salvar vida, desta forma beneficiando a todos, inclusive os trabalhadores da area de saúde que trabalham no SAMU.

No entanto, infelizmente, aconteceu lamentáveis fatos pelo não atendimento do SAMU inclusive com a morte de um cidadão no dia 14 de abril de 2013. 

Abaixo relato do familiar.

"Quero saber das autoridades de Santana do livramento a quem recorrer quando uma pessoa esta agonizando e por falta de socorro hoje meu pai morreu a caminho do hospital porque liguei mais de 20 vezes para os bombeiros e eles com a ambulância parada não vieram pq não era o serviço deles e quando liguei para o samu o medico gritou comigo dizendo não tem ambulância o q tu quer q eu faça e desligou na minha cara. O mesmo fez os bombeiros q qdo eu ligava desligavam pq não era o trabalho deles mas meu pai operado em cima de uma cama não tinha como ser removido de carro foi horrível ver ele morrendo enquanto os bombeiros negavam socorro e estavam todos lá, se não fosse meu tio ir lá de carro fazer eles vir ate e a minha casa teria sido pior pois ele morreu no caminho para o hospital,eu liguei a primeira vez dez e meia da noite de minuto em minuto implorando por socorro e eles chegaram aqui onze e vinte da noite pois se tivessem vindo a primeira vez q liguei meu querido pai teria se salvado mas quero justiça e vou atrás sei q não vou trazer meu pai de volta mas q isso não aconteça com outras famílias,deixo aqui meu apelo pois meu pai era tudo pra mim e cadê as ambulâncias do município a quem recorrer em caso de emergência será que o senhor prefeito pode me responder".....


Num governo que alinhou a estrela nas três esferas, era o minimo que se poderia esperar a atenção a área da saúde, mas o que se pode constatar foi o contrário. Já que os governantes de Livramento são irresponsáveis, Prefeito e Vereadores, nós do PSOL, apesar de sermos um partido pequeno na estrutura, mas grande nas ações, resolvemos agir, pois é inadmisivel que a saúde em Livramento continue um caos, má administrada e sem articulação política.

 Fizemos a nossa parte.
Sr. Ciro Simoni Secretário da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul:


PSOL (Partido Socialismo e Liberdade), através de seu Presidente Estadual Vereador Pedro Ruas e do Presidente Municipal de Sant`Ana do Livramento Rogério Benites, vem através deste solicitar em regime de urgência que seja disponibilizado a esta localidade uma (01) ambulância do SAMU (Serviço de Atendimento de Ambulância Móvel), para suprir a necessidade de atendimento a população santanense. Tendo em vista que a ambulância que estava prestando este serviço está há mais de um mês estragada, o caso já foi denunciado ao MP. Ressaltamos que a falta deste serviço à população tem gerado graves problemas à comunidade santanense, inclusive com uma morte, no último sábado decorrente da falta de atendimento.



Sendo o que tinha no momento.


Atenciosamente.

Como poderia ter estragado a ambulância? Se há recursos públicos para reparos e concertos?
Unidades Móveis de Suporte Básico


As ambulâncias de suporte básico contam com uma equipe composta de técnico de enfermagem e motorista. Cada unidade tem, além de medicações, no mínimo: rede de oxigênio, prancha longa de madeira para imobilização da coluna, colares cervicais, cilindro de O2, talas de imobilização de fraturas e ressuscitador manual adulto e infantil.

Como contrapartida para a manutenção das viaturas, equipamentos e gastos com pessoal, o Governo do Estado repassa mensalmente R$ 10.232,09 por unidade para os municípios que mantêm ambulância de suporte básico.

http://www.saude.rs.gov.br/conteudo/459/?Estrutura_e_financiamento_por_tipo_de_unidade


Nenhum comentário: